O Conteúdo Geek é um espaço que se dedica à divulgação de conteúdos sobre cinema, literatura, seriados, videogames, cultura pop, animês, mangás e músicas. O foco é a apresentação de temas relevantes às culturas nerd e geek, por meio do jornalismo cultural.
Rodrigo Rossi, fotógrafo e jornalista
Com 1h36 de duração, O Enigma do Horizonte (Event Horizon) é um filme de ficção científica lançado em 1997, com forte carga de terror psicológico, dirigido por Paul W. S. Anderson. A obra escancara elementos do sci-fi espacial com o horror intergalático, criando uma atmosfera sombria que, apesar de ter sido mal recebido à época, tornou-se perturbador com o passar dos anos, ganhando status de filme cult. O longa-metragem está disponível na Netflix.
SPOILER: A história se passa no futuro, quando a nave Event Horizon, desaparecida misteriosamente durante sua viagem inaugural, reaparece sete anos depois nos arredores de Netuno. Uma equipe de resgate é enviada para investigar o ocorrido, acompanhada pelo criador da nave, o cientista Dr. Weir (Sam Neill). Na trama, a tripulação descobre que a nave foi projetada para dobrar o tecido do espaço-tempo. Entretanto, ela acabou acessando por acidente uma dimensão aterrorizante, onde conceitos de inferno, culpa e punição se materializam de forma brutal.

O diferencial de O Enigma do Horizonte, em relação a outros títulos do gênero, é a atmosfera densa e opressora: o uso do espaço como lugar de isolamento absoluto nos confins do universo conhecido e o terror psicológico que emerge de cada tripulante, em cada seção da nave, força o telespectador a contemplar sobre questões como os limites da ciência, a arrogância humana e o preço de desafiar forças que não se pode controlar.
O Enigma do Horizonte não é um filme de terror clássico. Ele aposta em emoções intangíveis como o desconforto e a sensação constante de que algo está errado, sem que a resposta seja clara. A trilha sonora composta por Michael Kamen e Orbital e os cenários claustrofóbicos permitem que o título permaneça em evidência quase três décadas após o seu lançamento, sendo insubstituivelmente um clássico entre todos os apreciadores do cinema cult.
