Há alguns meses, eu fui convidado para ser jurado de um concurso de fotografia do campus do Instituto Federal (IFRS) aqui em Caxias do Sul. À época, a menina que me convidou mencionou que, passadas algumas semanas, os alunos fariam atividades práticas em campo - dentro do Projeto IFnitos Clicks - e pediu se eu toparia ir junto, para conversarmos sobre fotografia e passar algumas dicas. Nada muito formal. Eu topei.
Na penúltima quinta-feira (09/10), fui acionado pela Gab, aluna do IFRS, para ver se eu podia ir conversar com os jovens em uma saída fotográfica que ocorreria no sábado (11/10), no Parque Getúlio Vargas, popularmente conhecido aqui em Caxias como o Parque dos Macaquinhos - história antiga, mas há meio século ou mais, havia uma ilha no parque, com macaquinhos, e o nome vingou, rsrs.
Fomos, então, no sábado, passar uma manhã muito agradável no parque. Passei algumas dicas de fotografia com uso do celular e dispersei os 12 alunos participantes do IFnitos Clicks pelo parque, para que fizessem fotos autorais. Acompanhei alguns deles que precisavam de ajuda. A Gab também levou a câmera Canon dela e teve uma outra aluna do IFRS que fotografou com um tablet, coisa que eu nunca tinha visto, mas adorei o insight dela! Teve até piquenique organizado pelos estudantes e visitinhas de cachorríneos adoráveis que vinham balançando o rabinho roubar os nossos pastéis (😍😍😍). Foi esplêndido!
Segue, aqui embaixo, algumas das fotos que fiz dos alunos e mais um registro da nossa empreitada. Aproveito neste para agradecer novamente à Gab e toda a equipe do IFRS pela oportunidade de dividir conhecimentos e ensinar. Sempre gostei muito de estar entre pessoas, conversar aleatoriamente e fotografar. Pra mim, foi uma experiência nota mil! Ah, e ainda conversei com os estudantes sobre o meu #ProjetoSolas - uma das alunas até já participou do projeto neste final de semana recente - e sobre o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, do qual faço parte da diretoria e deixei o convite para quem quisesse participar gratuitamente de nossos encontros e debates.
Muito obrigado, IFRS! 😍





